#SEGUNDACASA

Ticha Penicheiro:
Um salto para o mundo

27 de Junho de 2018

Patrícia Nunes Penicheiro é um nome incontornável. Ticha, para o universo do desporto em geral e do basquetebol em particular, fez história na maior liga feminina de basquetebol do Mundo, a WNBA, e deixou o nome de Portugal gravado a letras de ouro.

A viver nos EUA (Estados Unidos da América), Ticha acedeu ao convite da Equipa da Casa e falou um pouco sobre a vasta carreira, os momentos mais marcantes que não foram esquecidos, nem o desafio de agente de atletas que abraçou desde que deixou de jogar basquetebol.

“O basquetebol foi-me apresentado pelo meu pai e o meu irmão e foi e será sempre o meu primeiro amor. Nunca pensei que iria jogar algum dia na WNBA. Sem trabalho, esforço e dedicação nada é alcançado. Temos de trabalhar para conseguir objetivos, mas no fim vale a pena o esforço feito. Na vida, nada é impossível. Se consegui concretizar o meu sonho, todas as pessoas também podem fazê-lo”, afirmou, durante a entrevista que manteve com a nossa equipa.

Eleita uma das 20 melhores jogadoras de sempre que atuaram na WNBA, a portuguesa ainda recorda o momento em que ajudou as Sacramento Monarchs a vencerem a prova em 2005 depois de derrotarem as Connecticut Sun.

Foi um dos dias mais felizes da minha carreira. Recordo-me perfeitamente de todos os momentos desse jogo. Vivi uma felicidade imensa.Ticha Penicheiro

A antiga base, que nasceu na Figueira da Foz, não se esquece das raízes portuguesas, apesar de estar a viver nos EUA há longos anos. “Foi difícil deixar a família e os amigos para trás, na altura não havia tanta facilidade para estarmos em contacto. A minha ideia era tirar o curso e melhorar o meu jogo. Pensava regressar à Europa, até porque ainda não existia um campeonato profissional para mulheres nos EUA, mas a vida foi acontecendo assim”. E assim vamos sentindo a profissional e mulher do outro lado do mundo, a milhares de quilómetros de casa, mas com o tom português que este povo tão bem carrega: “Tenho muito orgulho nas minhas raízes portuguesas. Tento sempre representar Portugal da melhor forma possível”.

Ticha Penicheiro é uma das jogadoras com mais assistências na história da prova, com 2.599 passes decisivos, marcou presença em quatro edições do jogo das estrelas – All Star Game -, é uma das atletas com mais roubos de bola – 764, e fez parte, em duas ocasiões, da equipa do ano da competição.


BEMJOGADO

Os melhores momentos de CR7 por Portugal

SEGUNDACASA

Taça da Liga:
Uma História de Vitória

OMISTER

Taça da Liga 2019